26 de julho de 2015

9 - Observação dos arredores da escola

   Na aula de Educação Ambiental, vimos plantas da escola que estão brotando, graças ao cuidado que os alunos estão tendo com os canteiros. 


    Visitamos a praça que fica ao lado da escola e observamos que ela estava cheia de lixo.




   Subimos um pouco o morro e, onde há poucos anos havia uma nascente de água e muitas árvores, agora está seco e com árvores derrubadas.



    No dia seguinte, a professora mostrou as fotos tiradas durante a visitação da praça e a turma refletiu sobre o que tinha visto e sobre a ação do ser humano, que modifica o ambiente natural. Assistimos ao vídeo "Tá limpo!" e conversamos sobre a responsabilidade que temos quanto à preservação dos lugares onde convivemos, os malefícios que o lixo pode causar para as pessoas, quando colocado em local inadequado, e a reciclagem de resíduos sólidos.


    Com os vídeos "De onde vem?" ficamos sabendo mais sobre alguns materiais que podem ser reciclados, como o papel, o plástico e o vidro.







    Em nossa sala, desde o início do ano, existiam duas lixeiras: uma verde e uma azul, sem nenhuma identificação. O lixo da sala era misturado em ambas as lixeiras. 
  Vimos que o lixo produzido pela turma era composto basicamente por restos de comida, pontas de lápis, embalagens vazias de alimentos, chicletes e papéis. Dessa forma, cada aluno recebeu imagens desses resíduos para recortar e classificar no caderno como resíduo seco (reciclável) ou resíduo orgânico (que não pode ser reciclado).


     Depois disso, identificamos nossas lixeiras (verde para lixo orgânico e azul para lixo reciclável) e, desde então, separamos nossos resíduos.



Nota: Os vídeos acima encontram-se disponíveis no site <www.youtube.com>.

Nenhum comentário:

Postar um comentário