26 de julho de 2015

11 - Semana do Meio Ambiente

   No período de 14 a 16 de julho de 2015, aconteceu na escola a Semana do Meio Ambiente. Muitas turmas e professores expuseram seus trabalhos desenvolvidos ao longo do 1º semestre.
   No dia 14, a SMAM veio à escola apresentar uma peça de teatro de bonecos chamada "A incrível descoberta da natureza". Todas as turmas de A10 (1º ano), A20 (2º ano) e A30 (3º ano) assistiram.






 No dia 15, a turma A31 foi visitar o Túnel de Sensibilização, montado pela Coordenação Pedagógica. Ele era composto por três diferentes espaços e mediado por alunos da escola. 
  No primeiro espaço, a turma foi recebida pelo som de água corrente e de pássaros. O ar era perfumado por alecrim. Tinha várias plantas e a imagem de uma cachoeira. Sentimos muita paz e tranquilidade.


   O segundo espaço tinha muito barulho de sirenes, carros e buzinas. No chão e nas imagens havia muito lixo. Nos sentimos incomodados.



   No terceiro espaço, vimos quem era o responsável pela preservação do ambiente: nós mesmos. Também retomamos a separação correta dos resíduos nas lixeiras e ficamos sabendo mais sobre os 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) e o tempo de decomposição de alguns materiais. 



   Ainda no dia 15, as turmas A32 e A33 fizeram uma oficina de Sal de Ervas para a turma A21, mostrando o trabalho realizado no mês de maio.


Identificando as ervas:






Escrevendo as etiquetas do tempero:




Preparando o tempero e colocando-o nos saquinhos:





   No dia 16, foi a vez das turmas A31 e A34 fazerem a oficina para a turma A22.



Entrando em contato com as ervas:



Mostrando a etiqueta:


O preparo do sal de ervas:





As crianças foram levando o tempero nos potes para ajudar a encher os saquinhos e amarrá-los com as fitas:





   Nosso trabalho foi bastante elogiado!

Jogo de identificação de ervas apresentado pelos alunos nas oficinas.
Propriedades medicinais das ervas.
                                       
Atividade realizada em sala.

                                         
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário